Buscar
  • Conquista Socioambiental

4° Encontro da Coalizão Matopiba


Quarta edição de 2019 do evento Diálogos para o Bom Desenvolvimento acontece no escritório central da Cargill, em São Paulo, com facilitação da Conquista Socioambiental

A Coalizão Matopiba é uma articulação multissetorial, que envolve empresas multinacionais, instituições financeiras, organizações de terceiro setor e representantes de governo, voltada para a consolidação de boas práticas agrícolas e da gestão ambiental em propriedades rurais nos quatro estados que compõe a nova fronteira agrícola do país no Cerrado: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.



A Coalizão foi criada durante um projeto que a Conservação Internacional (CI) tinha em parceria com a Monsanto. Passou por um período quase desativada até a implementação do projeto Parceria para o Bom Desenvolvimento, em 2018, onde a Coalizão veio a se encaixar como um dos componentes. A ideia é estabelecer um fórum para discutir e construir em colaboração com as organizações parceiras - incluindo hoje empresas como Cargill, Bayer, Dreyfus, Sicredi, Rabobank, ONGs como CI, TNC, Imaflora, Earthworm, entre outros - uma visão compartilhada sobre sustentabilidade para a região do Matopiba.



O projeto Parceria para o Bom Desenvolvimento conta com recursos do Global Environmental Facility (GEF), e é voltado para potencializar o impacto em três linhas de atuação: cidades sustentáveis, segurança alimentar e commodities. Na linha de commodities são cinco projetos pilotos associados ao projeto global, que trabalha com carne, soja e óleo de palma. Os países são Paraguai, Brasil, Libéria e Indonésia. Vários parceiros estão envolvidos na implementação: EEF, UNDP, IFC.


No Brasil a preocupação é gerar um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável da cadeia da soja em uma das regiões com crescentes taxas de desmatamento. Para isso, além das discussões nas reuniões, estão sendo conduzidos estudos piloto com produtores rurais no Tocantins e na Bahia. Os resultados preliminares desses estudos foram compartilhados em encontros anteriores da Coalizão.


"A gente está trabalhando junto com o Imaflora, que está fazendo um estudo olhando para serviços ecossistêmicos e para valoração de serviços ecossistêmicos acoplado a essa construção coletiva de uma visão compartilhada de sustentabilidade. A gente está mais certo de que isso vai ser fundamental, não tem como construir essa visão compartilhada de sustentabilidade sem entender exatamente o que a gente vai conseguir medir no campo e como a gente vai medir isso porque senão a gente não vai dar tangibilidade para uma coisa tão importante." explica Miguel Moraes, diretor de estratégias de paisagens terrestres sustentáveis na CI.


O objetivo deste último encontro, que aconteceu dia 19 de setembro no escritório central da Cargill, foi iniciar um debate de cocriação sobre quais seriam os principais incentivos, desafios/gargalos e oportunidades à produção sustentável para os beneficiários do Programa, tanto para a demanda (traders), como para o setor financeiro (bancos).

66 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

CONTATO

contato@conquista.eco.br

(51) 99587-0326

Impact Hub Rio Tavares - Florianópolis - SC

Conquista Soluções em Comunicação Socioambiental EIRELI-EPP © 2019

CNPJ 21.308.299/0001-16